PEDAGOFILOSOFIA CLÍNICA: Psicanálise pedagógico-filosófica existencial-humanista (tese)
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PEDAGOFILOSOFIA CLÍNICA
Psicanálise pedagógico-filosófica existencial-humanista (tese de Pós-doutorado)
Autor: CLEBERSON EDUARDO DA COSTA

Sinopse:
Fruto de anos de estudos e pesquisas nas áreas da sociologia, psicologia e filosofia da educação, assim como também na EJA (educação de jovens e adultos), o livro, um aprofundamento de pesquisa que tem como base a tese de doutorado “Filosofia Antropológica e Educação: um estudo sobre o pensamento de Nietzsche e a cultura”, do mesmo autor, explicita diferentes e importantes temáticas no universo da psicanálise existencial-humanista (pedagofilosofia clínica), e que – enquanto amálgama – se coadunam: 1- A busca pelo entendimento do homem a partir da perspectiva fenomenológica de Husserl, desenvolvida esta a partir do pensamento Kant (ou neokantismo, cujas bases epistemológicas se encontram na obra crítica da razão pura e outras). 2- A prática psicanalítica pedagógico-filosófica existencial-humanista, enquanto tratamento psicoterápico, como contraponto, crítica e superação à psicanálise freudiana, isto é, fundamentada epistemologicamente: A - Nos existencialismos de Kierkegaard, Heidegger, Sartre e outros filósofos existencialistas; B - No pensamento filosófico ontológico de Nietzsche; C - E nos procedimentos e/ou recursos didático-metodológicos da educação de jovens e adultos, especialmente naqueles que dizem respeito às relações que envolvem ensino-aprendizagem e o desenvolvimento das consciências críticas de si e de mundo.
II Ou seja, para a pedagofilosofia clínica (psicanálise pedagógico-filosófica existencial humanista), já que o conhecimento é fenomênico; já que a nossa consciência é doadora de sentido; já que toda consciência é consciência “de”; e já que existe o caráter intencional da consciência, frise-se: não se pode também dizer que existe um inconsciente, nos termos de Freud, que possa ser revelado ao analisado por meio de “associações livres”, “interpretação de sonhos”, etc. O que existem são alienações e/ou ausência do desenvolvimento das consciências críticas de si e de mundo (enquanto geradoras de náusea social, angústia, tristeza profunda, melancolia, inautenticidade, depressão e/ou perda do sentido da existência) que precisam ser superadas. Em outras palavras, chama-se pedagofilosofia clínica o trabalho psicoterápico e/ou psicanalítico pedagógico-filosófico existencial-humanista através do qual, após uma análise do suposto grau de alienação do paciente-educando em relação a si e ao mundo em que se vive, por meio da problematização (dialética e dialógica) de eventuais problemas existenciais apresentados, traz-se à consciência do mesmo a necessidade da busca pela superação (renovação de si por meio da renovação do entendimento), uma vez que, como dito, não parte-se da ideia de inconsciente no sentido de Freud, mas sim: 1- De Condicionamentos socioculturais sofridos, nos termos da filosófica antropológica ; 2- De Hábitos adquiridos através da cultura e/ou dos processos de socialização ; 3- De Alienação, como fruto da ideologia do capital e da socialização por fragmentos ; 4- De Omissões, em decorrência de ignorâncias (no sentido de ignorar ou de incompreensão das partes e do todo ao mesmo tempo), por parte do sujeito cognoscente , fruto das sociedades tecnicistas e especializadas do capital; 5- Da Tomada de decisões prejudiciais a si, aos outros e ao mundo em que se vive (biosfera) devido a um profundo desconhecimento de causas e efeitos, nos sentidos macro e micro; 6- De Ações realizadas por meio de hábitos e/ou costumes, inclusive no que se refere a aspectos éticos e/ou morais; 7- De Ações realizadas sob a influência das ações alheias; 8- De Ações realizadas por meio de afetos ou sentimentos; 9- De Ações realizadas por meio de crenças, convicções e/ou valores como se fossem estes ou estas absolutas verdades; 10- De Ações realizadas por meio da satisfação de vontades como se elas fossem o mesmo que necessidades.
III Entretanto, vale ressaltar, a pedagofilosofia clínica não é composta apenas deste trabalho: compõe o seu universo e/ou eixo temático direto e indireto também muitos outros estudos e/ou pesquisas que culminaram em livros, alguns deles inclusive tendo sido traduzidos para outros idiomas, a saber: 1- Pedagofilosofia: ética e estética da educação; 2- Inteligência Transcendental; 3- Aprender a aprender; 4- Saber é poder: o básico que você precisa saber para não ser um alienado; 5- Dez lições sobre derrotas e vitórias; 6- A indústria da felicidade; 7- Por que os pobres morrem pobres? 8- Quem só trabalha não tem tempo para ganhar dinheiro; 9- Segredos da prosperidade; 10- Criando prosperidade; 11- Segredos da superação; 12- Ser tudo o que se pode ser; 13- As três transformações do espírito; 14- O leão e a gazela: dialética do esclarecimento; 15- Filosofia antropológica e educação: um estudo sobre o pensamento de Nietzsche e a cultura (tese de doutorado); 16- Capitalismo, apologia da “vita activa” e dano existencial (dissertação de mestrado); 17- Quem disse que os ricos não entrarão no céu? 18- O que é aprender, ensinar e avaliar: teorias do conhecimento e da educação; 19- Egocentrismo infantil na fase adulta; 20- Sociedade corrompida: transgressão e arte racional da dissimulação; 21- A sociedade dos ricos sem dinheiro. E muitos outros.

Edição: (1) (2017)
ISBN: 978-1545230565
Número de páginas : 197
Tópicos: Educação, Filosofia, Psicologia, Psicologia Clínica, Psicoterapia, Saúde Mental .
Palavras-chave: Sartre, psicoterapia, psicologia, psicanálise, pedagogia, pedagofilosofia, Nietzsche, Kierkegaard, Kant, Husserl, humana, Heidegger, Hannah, filosofia, fenomenologia, existencialismo, eja, condição, clínica, Arendt, alma. .