PÓS-NEOLIBERALISMO & O MITO DO SUCESSO ESCOLAR
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PÓS-NEOLIBERALISMO & O MITO DO SUCESSO ESCOLAR

Autor: CLEBERSON EDUARDO DA COSTA

Sinopse:
A burguesia e/ou o capitalismo, enquanto classe econômica antagonista do materialismo dialético da história, inconformada com o suposto “fim do capitalismo” preconizado por Marx, como medida ideológica reacionária, pode-se afirmar, nesse sentido, vai passar a se utilizar da ideologia como um real e eficaz instrumento de poder, a fim de, por meio dela: “Estagnar e/ou paralisar a dialética natural da história, fazendo-se, assim, com que as suas sociedades estejam sempre mudando, mas, sem, estruturalmente e/ou essencialmente, nesse mesmo processo, de fato mudarem”.
Nas sociedades capitalistas pós-modernas, sendo assim - como se tem podido nas últimas décadas perceber - até mesmo os movimentos sociais ditos radicais, que, historicamente, se erigiam em busca de mudanças estruturais e/ou significativas nessas sociedades (por meio de revoluções, buscando-se, por exemplo, a justiça social por ser entendida esta como sendo a necessária e primeira de todas as justiças), deixaram, nas suas grandes maiorias, de trazerem em si uma essência revolucionária, tornado-se movimentos, além e ainda que inconscientes de sua coletividade cooptada, também conservadores, ao lutarem por mudanças que não geram mudanças significativas na estrutura social das chamadas democracias liberais (sociedades capitalistas).
O objetivo do nosso trabalho é realizar um estudo sobre as relações existentes entre o Pós-neoliberalismo, as novas formas de ideologia capitalista do séc. XXI e a educação, na medida em que estes (também enquanto um trinômio ideológico capitalista) têm servido para legitimar e sistematizar a hegemonia do mesmo em escala global e/ou planetária na presente era pós-moderna. Essas, para nós, evidenciam-se como a e/ou como uma das mais radicais e, ao mesmo tempo sutis, formas de hegemonia capitalista presentes no século XXI. Sendo assim, nosso objetivo é também compreender como é que, por meio da ideologia do “Sucesso Escolar, atrelada esta à ideia de único caminho garantido para o alcance da ascensão social”, a educação passa a ser concebida e/ou colocada socialmente como um produto e, a Escola (na mesma via) sistematizada como aquela cuja função deve e/ou deva ser a, de, não somente “formar mão de obra barata e qualificada para a formação do exército de reserva no mercado de trabalho”, como preconizada por Marx, mas, também, a, de, ao socializar os indivíduos, fazê-los incorporarem, como sendo seus próprios, os valores e princípios capitalistas (Consumismo, Meritocracia, Individualismo, etc.), tornando os membros da sociedade civil, especialmente no que se refere aos modos de ser, de sentir e de agir, também capitalistas. Ou seja, tornando-os indivíduos que, apesar de excluídos sociais e/ou materialmente pobres, tenham sobre si, em suas psiques, os valores e princípios capitalistas.
Espera-se que essa obra possa servir não somente à formação de uma geração criticamente mais consciente, mas, também, mais emancipada intelectualmente; e politicamente mais participativa e transformadora da sociedade global politicamente elitista e excludente em que se vive.

Edição: (1) (2014)
ISBN: 978-1500478117
Número de páginas : 173
Tópicos: Ciência Política, Educação, Filosofia, Globalização, Política Cultural, Política Social .
Palavras-chave: capitalismo, educaÇÃo, exclusÃo, filosofia, hegemonia, ideologia, liberalismo, pÓs-modernidade, pÓs-neoliberalismo .