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PROFESSORES OU PROSTITUTOS INTELECTUAIS?
A FUNÇÃO SOCIAL ANÁRQUICA DO PROFESSOR

Autor: CLEBERSON EDUARDO DA COSTA

Sinopse:
I
Pedagogos, educadores, mestres e/ou professores são o que: 1- Homo intelectos ou Homo Faber?; 2- Pensadores ou proletários?; 3- Seres sociais transformadores ou meros proletários?; 4- Criadores e socializadores de saberes ou meros seres adestrados, adestradores e castradores de subjetividades transcendentes?; 5- Seres intelectualmente humanizados e emancipados ou apenas cidadãos passivos, propagadores dos dogmas científicos, guardiões da cultura erudita, isto é, prostitutos intelectuais?
Se as respostas forem correspondentes às primeiras hipóteses, supõe-se haver um valor para o mestre que esteja centrado na sua função e/ou missão social transformadora, revolucionária e/ou anárquica. Se as respostas forem as segundas, colocamos o mestre: 1- numa condição de fantoche do sistema; 2- de produto social capitalista; 3- de reprodutor de saberes enlatados; 4- de proletário – como um outro qualquer - vendedor da sua dita força de trabalho e, num sentido ainda mais trágico: 5- na condição daquele que se vende e/ou que se prostitui intelectualmente. Isto é: 6- colocamos o pedagogo, educador, mestre e/ou o professor na condição daquele que, castrado do seu poder de pensar, apenas responde a estímulos relativos à sua condição de exclusão, como fazedor de greves e como sistematizador – embora sempre diga o contrário – do “status quo” conservador, enquanto conteúdo ético-pedagógico de Estado, dos valores capitalistas (individualismo, meritocracia, consumismo, etc.).
II
Nesse livro, de maneira reflexiva, crítica e epistemologicamente fundamentada, discorreremos sobre alguns caminhos que se apresentam à compreensão da função social do professor e também da escola, hoje, alvorecer do século XXI, tempo de hegemonia capitalista e, na mesma via, de novas utopias pós-modernas progressistas.
Esperamos que, esse livro, de forma direta e indireta, possa contribuir à formação de uma geração de pedagogos, mestres, educadores e/ou professores mais críticos; mais emancipados intelectualmente e, na mesma via, também mais tecnicamente competentes porque conscientes das suas funções sociais, ou seja, conscientes de, que, exercer o magistério, não é e, por isso mesmo, também não pode ser encarado como um ofício qualquer; como uma simples função técnica ou profissão, mas como uma missão essencialmente transformadora, revolucionária e/ou anárquica.
O autor

Edição: (1) (2018)
ISBN: 978-1500922900
Número de páginas: 125
Tópicos: Metodologia, Ética E Filosofia Moral, Estética, Filosofia, Educação.
Palavras-chave: Heráclito, Sartre, Aristóteles, Sócrates, Nietzsche, Marx, Kant, escola, Ética, filosofia.