FILOSOFIA DO CONHECIMENTO (EPISTEMOLOGIA) & DOCÊNCIA SUPERIOR
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FILOSOFIA DO CONHECIMENTO (EPISTEMOLOGIA) & DOCÊNCIA SUPERIOR
DISSERTAÇÃO DE MESTRADO EM FILOSOFIA E EDUCAÇÃO

Autor: CLEBERSON EDUARDO DA COSTA

Sinopse:
Vários filósofos, desde o período grego clássico, embora tenha existido um maior aprofundamento e desenvolvimento de estudos a partir da era moderna (Francis Bacon, René Descartes, Immanuel Kant, Hegel, Marx, Edmund Husserl etc.), têm se preocupado com o problema do conhecimento humano ou da verdade. Problema este que, em síntese, envolve questões fundamentais tais como: 1- É possível ao homem o conhecimento? Isto é: A - Somos de fato capazes de conhecer a verdade?; B - Somos de fato capazes de apreendermos, na inteireza, os nossos objetos de estudo?); E mais: 2 - Qual é o fundamento do conhecimento? (Ou seja: C- O que é conhecimento?; D - O que é a verdade?; E - Quais seriam os possíveis métodos e/ou caminhos de busca pelo conhecimento etc.?).
II
Existem, pode-se dizer, duas posições epistemológicas antagônicas dentro da história do pensamento filosófico ocidental que procuram se posicionar diante das referidas questões ou problemáticas, a saber:
1-O DOGMATISMO GNOSIOLÓGICO que, sob duas diferentes formas, “defende ou afirma a possibilidade humana de se conhecer ou chegar à verdade”. São eles: I – O Dogmatismo-gnosiológico ingênuo (que, fundamentado no senso comum, acredita que, sem qualquer problema, podemos perceber o mundo tal como ele o é e/ou conhecer a verdade); II – O Dogmatismo-gnosiológico crítico (que, diferentemente do dogmatismo gnosiológico-ingênuo, defende também que o homem é capaz de conhecer a verdade, mas somente através do uso metódico da razão e/ou da inteligência (Sócrates, Platão, Aristóteles, Santo Agostinho, Descartes, Francis Bacon, Hegel, Marx etc.).
2-O CETICISMO, que, ao contrário do dogmatismo, “nega as possibilidades do conhecimento humano e/ou de o homem poder vir a conhecer a verdade”, e se divide também em dois diferentes tipos: I – O Ceticismo-absoluto (cujos maiores defensores são os filósofos da era clássica Górgias e Pirro); II – O Ceticismo-relativo (que tem seu fundamento nas ideias de David Hume, Immanuel Kant e maior expressão na filosofia fenomenológica de Edmund Husserl).
III
Existem, dentro da história da filosofa ocidental, sendo assim, diferentes tipos de epistemologias e/ou considerados métodos específicos à busca do saber: 1- O dialético-Socrático (Ironia e Maiêutica – Sócrates [469-399 a.C]); 2- O idealista (Platão [427-347 a.C]); 3- O Racionalista (Descartes [1596-1650]); 4- O Empirista (Aristóteles [384-322 a.C]; Francis Bacon [1561-1622]; John Locke [1632-1704]; e David Hume [1711-1776]); 5- O Fenomenológico (Immanuel Kant [1724-1804]; e Edmund Husserl [1859-1938]); 6- O Hermenêutico (Martin Heidegger [1889-1976]); 7- O idealista dialético (Hegel [1770-1831]); 8- O materialista dialético (Karl Marx [1818-1883]); 9- O filológico, genealógico e/ou arqueológico (Nietzsche [1844-1900]; Foucalt [1926-1984]) etc.
IV
Ao longo deste trabalho, estudaremos os axiomas dos mais importantes filósofos referentes às essas duas correntes epistemológicas (Dogmatismo gnosiológico, e Ceticismo gnosiológico); e, na mesma via, também as mais importantes teorias do conhecimento, com suas diferentes concepções teórico-metodológicas, referentes às didáticas e/ou práticas docentes que se estruturam a partir delas.

Edição: (1) (2018)
ISBN: 978-1727526905
Número de páginas: 199
Tópicos: Ocidental, Metodologia, Epistemologia, Filosofia, Educação.
Palavras-chave: pesquisa, método, filosofia, epistemologia, educação, docência .