FILOSOFIA DO CONHECIMENTO (EPISTEMOLOGIA) & DOCÊNCIA SUPERIOR
R$ 79,99
FRETE GRÁTIS!
2× de R$ 39,99 sem juros
vezes | parcela | total |
---|---|---|
1× sem juros | R$ 79,99 | R$ 79,99 |
2× sem juros | R$ 39,99 | R$ 79,99 |
3× | R$ 28,22 | R$ 84,66 |
4× | R$ 21,46 | R$ 85,84 |
5× | R$ 17,41 | R$ 87,05 |
6× | R$ 14,71 | R$ 88,26 |
7× | R$ 12,79 | R$ 89,53 |
8× | R$ 11,34 | R$ 90,72 |
9× | R$ 10,22 | R$ 91,98 |
10× | R$ 9,32 | R$ 93,20 |
11× | R$ 8,59 | R$ 94,49 |
12× | R$ 7,98 | R$ 95,76 |
Você poderá escolher o número de parcelas ao concluir a compra. * Isto é uma simulação, verifique o valor final das parcelas no intermediador de pagamentos. |
vezes | parcela | total |
---|---|---|
1× sem juros | R$ 79,99 | R$ 79,99 |
2× sem juros | R$ 39,99 | R$ 79,99 |
Você poderá escolher o número de parcelas ao concluir a compra. * Isto é uma simulação, verifique o valor final das parcelas no intermediador de pagamentos. |
As vendas desta loja estão temporariamente desativadas.
DISSERTAÇÃO DE MESTRADO EM FILOSOFIA E EDUCAÇÃO
Autor: CLEBERSON EDUARDO DA COSTA
Sinopse:
Vários filósofos, desde o período grego clássico, embora tenha existido um maior aprofundamento e desenvolvimento de estudos a partir da era moderna (Francis Bacon, René Descartes, Immanuel Kant, Hegel, Marx, Edmund Husserl etc.), têm se preocupado com o problema do conhecimento humano ou da verdade. Problema este que, em síntese, envolve questões fundamentais tais como: 1- É possível ao homem o conhecimento? Isto é: A - Somos de fato capazes de conhecer a verdade?; B - Somos de fato capazes de apreendermos, na inteireza, os nossos objetos de estudo?); E mais: 2 - Qual é o fundamento do conhecimento? (Ou seja: C- O que é conhecimento?; D - O que é a verdade?; E - Quais seriam os possíveis métodos e/ou caminhos de busca pelo conhecimento etc.?).
II
Existem, pode-se dizer, duas posições epistemológicas antagônicas dentro da história do pensamento filosófico ocidental que procuram se posicionar diante das referidas questões ou problemáticas, a saber:
1-O DOGMATISMO GNOSIOLÓGICO que, sob duas diferentes formas, “defende ou afirma a possibilidade humana de se conhecer ou chegar à verdade”. São eles: I – O Dogmatismo-gnosiológico ingênuo (que, fundamentado no senso comum, acredita que, sem qualquer problema, podemos perceber o mundo tal como ele o é e/ou conhecer a verdade); II – O Dogmatismo-gnosiológico crítico (que, diferentemente do dogmatismo gnosiológico-ingênuo, defende também que o homem é capaz de conhecer a verdade, mas somente através do uso metódico da razão e/ou da inteligência (Sócrates, Platão, Aristóteles, Santo Agostinho, Descartes, Francis Bacon, Hegel, Marx etc.).
2-O CETICISMO, que, ao contrário do dogmatismo, “nega as possibilidades do conhecimento humano e/ou de o homem poder vir a conhecer a verdade”, e se divide também em dois diferentes tipos: I – O Ceticismo-absoluto (cujos maiores defensores são os filósofos da era clássica Górgias e Pirro); II – O Ceticismo-relativo (que tem seu fundamento nas ideias de David Hume, Immanuel Kant e maior expressão na filosofia fenomenológica de Edmund Husserl).
III
Existem, dentro da história da filosofa ocidental, sendo assim, diferentes tipos de epistemologias e/ou considerados métodos específicos à busca do saber: 1- O dialético-Socrático (Ironia e Maiêutica – Sócrates [469-399 a.C]); 2- O idealista (Platão [427-347 a.C]); 3- O Racionalista (Descartes [1596-1650]); 4- O Empirista (Aristóteles [384-322 a.C]; Francis Bacon [1561-1622]; John Locke [1632-1704]; e David Hume [1711-1776]); 5- O Fenomenológico (Immanuel Kant [1724-1804]; e Edmund Husserl [1859-1938]); 6- O Hermenêutico (Martin Heidegger [1889-1976]); 7- O idealista dialético (Hegel [1770-1831]); 8- O materialista dialético (Karl Marx [1818-1883]); 9- O filológico, genealógico e/ou arqueológico (Nietzsche [1844-1900]; Foucalt [1926-1984]) etc.
IV
Ao longo deste trabalho, estudaremos os axiomas dos mais importantes filósofos referentes às essas duas correntes epistemológicas (Dogmatismo gnosiológico, e Ceticismo gnosiológico); e, na mesma via, também as mais importantes teorias do conhecimento, com suas diferentes concepções teórico-metodológicas, referentes às didáticas e/ou práticas docentes que se estruturam a partir delas.
Edição: (1) (2018)
ISBN: 978-1727526905
Número de páginas: 199
Tópicos: Ocidental, Metodologia, Epistemologia, Filosofia, Educação.
Palavras-chave: pesquisa, método, filosofia, epistemologia, educação, docência .
- Coleção Filósofos do Nosso Tempo
- A partir de 50 Ex. - Frete grátis
- Coleção Prosperidade
- Educação, filosofia, sociologia
- Filosofia, Literatura
- Filosofia, Psicanálise
- Literatura
- Página Inicial
- Envio de originais
- Serviços Editoriais
- Venda seu livro!
- Impressão de Livros
- Associe-se!
- Recebe nossos catálogos
LIVRARIAS & EDITORAS QUE COMERCIALIZAM NOSSOS LIVROS NO BRASIL E NO EXTERIOR.
LIVRARIA CULTURA
AMAZON (& SUBSIDIÁRIAS)
BARNES & NOBBLE
FUNCEC-LIVRARIA
ATSOC EDITIONS - LIVRARIA
KOBO BOOKS
LULU
AMAZON KINDLE
CREATESPACE
SMASHWORDS
ADLIBRIS
BOKUS
CLUBE DE AUTORES
INDICA LIVROS
BOOK DEPOSITORY
ESTANTE VIRTUAL
SHOPPING UOL
LIVRARIA DA TRAVESSA
LIVRARIA SARAIVA
LIVRARIA DA FOLHA
BUBOK
LIVRARIAS CURITIBA
SUBMARINO
WOOK LIVRARIA
E MUITAS OUTRAS.
LIVRARIA CULTURA
AMAZON (& SUBSIDIÁRIAS)
BARNES & NOBBLE
FUNCEC-LIVRARIA
ATSOC EDITIONS - LIVRARIA
KOBO BOOKS
LULU
AMAZON KINDLE
CREATESPACE
SMASHWORDS
ADLIBRIS
BOKUS
CLUBE DE AUTORES
INDICA LIVROS
BOOK DEPOSITORY
ESTANTE VIRTUAL
SHOPPING UOL
LIVRARIA DA TRAVESSA
LIVRARIA SARAIVA
LIVRARIA DA FOLHA
BUBOK
LIVRARIAS CURITIBA
SUBMARINO
WOOK LIVRARIA
E MUITAS OUTRAS.